quarta-feira, 25 de julho de 2012

MONITORAMENTO DAS QUALIDADES DO AR, ÁGUA E SOLO


A preservação ambiental está relacionada diretamente com a qualidade do ar, da água e do solo. A estabilidade de ecossistemas, tanto terrestres, quanto aquáticos, depende da capacidade da manutenção das suas qualidades ambientais, através da resiliência de seus atributos ao equilíbrio ambiental dinâmico, ou seja, à manutenção do meio físico e da biodiversidade. O monitoramento da qualidade do ar, do solo e da água é fundamental para a preservação da qualidade ambiental.
No Brasil, a qualidade ambiental, e, consequentemente, a manutenção da biodiversidade, é determinada por legislação específica, através de Resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA. Estas resoluções estabelecem diretrizes e metas para o controle do ambiente, que envolvem a limitação para emissão de gases poluentes, padrões de lançamento de efluentes domésticos e industriais, regras para disposição de resíduos sólidos, além de normas específicas para utilização de agrotóxicos e defensivos agrícolas. A legislação também estabelece formas de utilização dos recursos ambientais como insumos de processos produtivos, como limitação no uso da água, exploração de jazidas minerais e utilização de madeira, entre outros.
A Cavalheiro Consultoria Ambiental desenvolve projetos de monitoramento da qualidade do ar, da água e do solo, através do cumprimento da legislação ambiental e da utilização de softwares e equipamentos específicos para medição de diferentes tipos de parâmetros ambientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário